Acontece

“Ser um jovem aprendiz pode abrir portas e oferecer um caminho para um futuro promissor”

Novos retratos da EPT
EPT
Jovem aprendiz
Mundo do trabalho

Estudante de 16 anos encontra oportunidade para continuar seus estudos

Luis Henrique é um jovem determinado que está moldando seu futuro com base em oportunidades únicas e sua própria resiliência. Residente de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, e estudante do curso técnico de gestão e negócios, mergulhou em um programa de aprendizagem que, segundo ele, está mudando sua vida. 

Desde cedo, Luis mostrou um compromisso inabalável com seus estudos na Escola Estadual Dom Alquino Correa. Mesmo enfrentando desafios pessoais, como a chegada de sua filha e a necessidade de ajudar a cuidar da família, ele se recusou a desistir de seus sonhos. Sua determinação em continuar os estudos, o levou para o programa Jovem Aprendiz. “Ele me ajuda a não parar de estudar. São quatro horas de expediente por dia, então eu posso trabalhar à tarde, fazer as coisas necessárias em casa e à noite eu estudo”. 

Antes de sua atual posição como aprendiz, Luis enfrentou desafios em um emprego anterior. “Antes eu trabalhava em um mercado. Lá eu recebia menos e havia muita coisa para fazer. Era um trabalho mais braçal, precisava carregar mercadorias e caixas”, compartilha Luis, refletindo sobre sua jornada.  

Essa experiência o motivou a buscar oportunidades que não apenas compensassem financeiramente, mas também o desafiassem de maneira construtiva e o capacitasse para um futuro promissor. Ao ingressar na coordenadoria regional pela cota alternativa de sua empresa, Luis encontrou um ambiente onde seu trabalho é valorizado e onde ele pode desenvolver suas habilidades de forma significativa, proporcionando-lhe uma renda e uma base sólida para seu crescimento profissional e pessoal. 

A vivência de Luis como aprendiz tem o capacitado não apenas com habilidades práticas, mas também com uma visão ampliada de suas próprias capacidades e potencialidades. “Cada dia é uma oportunidade para aprender algo novo e crescer como pessoa e profissional”, compartilha Luis. “Trabalhar como jovem aprendiz é muito bom porque aprendemos coisas que vamos levar pela vida toda”, compartilha Luis. 

Ao olhar para o futuro, Luis mantém os olhos fixos em seus objetivos e sonhos. Apoiado por sua família e pela equipe escolar, Luis encara cada desafio com resiliência e determinação. “Meus planos para o futuro incluem ingressar na faculdade de Engenharia Civil e seguir uma carreira que me permita fazer a diferença na comunidade”, revela Luis. 

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ingressar como jovem aprendiz, Luis oferece um conselho valioso baseado em sua própria jornada: “Ser um jovem aprendiz pode abrir portas e oferecer um caminho para um futuro promissor”, conclui ele, enfatizando a importância de estar sempre atento a programas de aprendizagem, como os oferecidos pela Educação Profissional e Tecnológica, que capacita os jovens com habilidades essenciais para o mundo do trabalho. 

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em setembro de 2023)

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT: 
“Nosso objetivo não é apenas transmitir conhecimento, mas também inspirar uma nova geração de profissionais” 
“O engajamento escolar vale a pena para que os jovens possam ter um futuro brilhante, seja na universidade ou no mundo do trabalho” 
“Finalizar o ensino médio com um curso técnico facilita a entrada no mundo do trabalho”