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EPT é a modalidade de ensino mais bem avaliada por empresários

Estudos/Pesquisas

Pesquisa mostra que executivos avaliam de maneira positiva a Educação Profissional e Tecnológica

Homem em cima de uma mesa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a modalidade mais bem avaliada do sistema educacional brasileiro por executivos das indústria do país. 

Segundo o estudo “Educação no Brasil - Pesquisa com empresários industriais”, realizada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI) e que ouviu mais de mil executivos de pequenas, médias e grandes empresas, metade dos entrevistados avaliam a qualidade da EPT do país como boa, e 5% dizem que ela é ótima.  

Para 33% dos entrevistados, o ensino técnico e profissionalizante é o principal ponto forte da educação pública no Brasil. Outros 23% dizem que é o ensino superior, 12% o fundamental, 10% a pós-graduação, 8% o ensino médio, 6% a alfabetização e 6% as creches. 

Tratando especificamente do ensino técnico profissionalizante, a pesquisa mostra que 92% dos empresários concordam que a EPT permite um ingresso mais rápido no mundo do trabalho, 90% dizem que ela torna mais fácil conseguir um emprego e 85% acreditam que permite concorrer a uma oferta maior de vagas de emprego. Ao mesmo tempo, 75% concordam que a EPT está mais ligada às necessidades do mundo do trabalho, 62% dizem que há oferta de bons cursos técnicos e profissionalizantes no país e 43% acreditam que os cursos técnicos são mais atualizados e tecnológicos do que o ensino superior. 

De acordo com os entrevistados, os principais pontos positivos do ensino técnico e profissionalizante é preparar melhor para o mundo do trabalho, ter cursos mais focados e mais práticos, ter uma boa aceitação no mundo do trabalho, oferecer mais conhecimento e habilidades, ajudar no começo da carreira profissional, ter cursos com uma menor duração, exigir menor investimento do estudante, permitir ter um trabalho sem precisar de ensino superior, oferecer bons salários, e ter materiais didáticos mais baratos. 

Os entrevistados acreditam ainda que o principal obstáculo para um jovem decidir cursar a EPT é a falta de interesse pessoal (34%), a falta de incentivos (25%), a falta de informação (22%) e a falta de vagas (15%).

Mesmo sendo bem avaliado, os empresários entrevistados dizem que a EPT deveria ser a segunda prioridade para a educação pública no Brasil nos próximos anos, com 21% citando a modalidade. O primeiro lugar ficou o ensino fundamental (33%), que tem uma avaliação negativa. Em terceiro ficou a alfabetização (18%) e em quarto o ensino médio (17%).

Numa escala de 0 a 10, os empresários dão nota 4,5 para o incentivo do poder público ao desenvolvimento do ensino técnico no país.

Um ponto de atenção destacado pelos entrevistados é a necessidade de melhoria da educação pública de maneira geral. Entre os entrevistados, 45% avaliam a educação do país como ruim ou péssima, enquanto apenas 9% dizem que ela é boa e menos de 1% acham que ela é ótima. Outros 45% dizem que ela é regular.

A EPT é a modalidade mais bem avaliada, mas os empresários também têm uma percepção positiva da formação em especializações e pós-graduações, com 54% dizendo que elas são boas ou ótimas, 33% classificando como regular e apenas 9% como ruim ou péssima.

A pesquisa foi realizada usando uma amostra de 500 empresas pequenas e 500 empresas médias e grandes. As entrevistas foram conduzidas por telefone, entre 31 de março e 10 de abril de 2023. Após a pesquisa, foi aplicado um fator de ponderação para corrigir eventuais distorções em relação ao plano amostral e proporcionalizar a distribuição das indústrias de acordo com seu porte. Nos dados listados acima, em situações em que a soma não chega a 100%, os não citados são os percentuais de entrevistados que não sabem ou não responderam a cada questão. Além disso, devido ao arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%.

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