Com o Novo Ensino Médio em vigor a partir deste ano, escolas e professores têm se preparado para oferecer o currículo flexível, que permite aos estudantes escolher entre cinco itinerários formativos, dentre eles o dedicado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Para preparar os profissionais da educação e garantir a qualidade do ensino na rede pública, a Secretaria da Educação e Esportes de Pernambuco lança a “Formação de articulação curricular e projetos empreendedores”, composta por cinco trilhas formativas on-line para educadores e gestores da educação integral e profissional do estado.
Os cursos serão apresentados em um webinário nesta sexta-feira (18/03), às 10h, no canal do Youtube do Educa-PE . As inscrições poderão ser realizadas até 4 de abril e as formações serão oferecidas no ambiente virtual do EDUCA-PE/DOCENTE, a partir de 6 de abril. Esta é a segunda edição da formação para educadores, promovida pelo Estado de Pernambuco. A primeira contou com mais de 400 inscritos.
As cinco trilhas formativas, que buscam atender às demandas dos diferentes profissionais da educação, são: 1 - O Novo Ensino Médio; 2 - O Novo Ensino Médio e articulação curricular; 3 - Projetos empreendedores e sobre os processos criativos; 4 - Articulação curricular, projetos empreendedores e processos criativos; e 5 - Projetos empreendedores e articulação curricular sob a luz do Novo Ensino Médio.
O Itaú Educação e Trabalho (IET) prestou apoio técnico-pedagógico ao Estado de Pernambuco no desenvolvimento e acompanhamento desses cursos, com o objetivo de contribuir para a implementação do itinerário formativo do Novo Ensino Médio dedicado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
“A formação dos profissionais de educação, alinhada às diretrizes nacionais da EPT, é essencial para que o corpo docente desenvolva as competências necessárias para ofertar aos estudantes uma educação profissional de qualidade, atualizada e que introduza esses jovens no mundo do trabalho de forma digna e efetiva. O Estado de Pernambuco se destaca ao promover iniciativas como essa, mostrando o compromisso de concretizar o itinerário da EPT no novo Ensino Médio para os jovens e proporcionar, assim, uma transformação social relevante na região”, avalia Cacau Lopes, gerente de implementação do IET.