Ferramentas dão subsídios para efetivação de políticas de preparação de alunos para o mundo do trabalho
O processo de implementação de políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode ser um desafio para os estados que querem desenvolver projetos voltados à formação integral do aluno, para o preparo do estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. O Ministério da Educação, por exemplo, registra em seu catálogo 215 cursos técnicos, que têm diferentes níveis de complexidade para implementação.
A fim de apoiar os estados nesse processo, apresentando os cursos e suas especificidades, assim como oferecer subsídios específicos para a implementação de currículos de formação profissional técnica, o Observatório da EPT oferece uma área de ferramentas estruturada para este objetivo. Uma iniciativa do Itaú Educação e Trabalho, o Observatório da EPT é um portal colaborativo, dinâmico e vivo, que concentra informações e dados sobre educação profissional, que pode ser acessado por qualquer interessado no assunto.
Uma das ferramentas oferece acesso ao Currículo de Referência em Sistemas de Energia Renovável. Ele busca promover a formação com qualidade de jovens para a atuação neste segmento ao redor do Brasil. Para isso, orienta como montar a grade curricular para formar esses técnicos.
Criado a partir de um trabalho coletivo entre setor produtivo, comunidade escolar e terceiro setor, em consonância com o potencial brasileiro de geração de energia limpa, o currículo foi inspirado e adaptado do curso técnico de Sistemas de Energia Renovável desenvolvido pelo Itaú Educação e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e as empresas Auren Energia e Schneider Electric, e implementado na Escola Técnica Estadual - ETE Pedro Muniz Falcão, de Araripina-PE.
O curso tem como objetivo formar profissionais para atuarem na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia proveniente de fontes limpas e renováveis, bem como na integração e no desenvolvimento de sistemas distribuídos de energias renováveis, respeitando o meio ambiente e contribuindo para a sustentabilidade das atividades socioeconômicas locais, regionais e nacionais.
Além do enfoque em energia eólica e solar apresentados em Araripina, o currículo permite estruturar uma formação considerando o potencial de energia renovável de cada estado, seja biomassa, hidráulica, ou novas tecnologias em relação a este campo.
“Esse currículo nasceu com a rede estadual de Pernambuco, e vimos que ele poderia crescer um pouco e se tornar uma referência de tal forma que todos os estados a partir dos seus referenciais curriculares conseguissem ofertá-lo”, explicou a gerente de gestão do conhecimento do Itaú Educação e Trabalho Carla Christine Chiamareli durante o lançamento do Currículo de Referência em Sistemas de Energia Renovável.
Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta interativa para que as redes pudessem criar suas próprias matrizes a partir das suas normas específicas. ”Pensamos em um currículo que coubesse dentro da especificidade de cada estado, e essa ferramenta vai permitir isso, para que todos possam usar este currículo que está super conectado com as demandas do mundo do trabalho”, disse Chiamareli.
Segundo o professor do Instituto Federal da Paraíba Francisco Fechine, engenheiro eletricista e doutor em engenharia de processos que trabalhou no desenvolvimento do currículo, o trabalho é um passo importante no sentido de melhorar a qualidade da educação pública no país.
“O Brasil tem 1,9 milhão de matrículas na EPT de ensino médio, mas temos apenas 2.543 matrículas no curso técnico de sistemas de energias renováveis. É uma oferta incompatível com a dimensão e a importância que as energias renováveis têm no país e no mundo. A gente vem com este currículo justamente para estimular que outras redes ofereçam mais cursos como este”, explicou.
Fechine explicou que o projeto primou por uma grande flexibilidade no currículo, apresentando um sistema que se parece com peças de encaixar como um Lego. “É um sistema de barras em que a gente vai brincando de construir currículos, mexendo nos componentes”, disse.
Segundo Chiamareli, “esse currículo realmente é inovador. Conseguimos pegar a diretriz curricular da Educação Profissional e Tecnológica, que dispõe de como tem que ser construído um currículo e o que ele tem que ter. Esse grupo conseguiu fazer isso com grande maestria.”
Clique aqui para se cadastrar e acessar o Currículo de referência em Sistemas de Energia Renovável
Assista ao webinar de lançamento do currículo de Referência em Sistemas de Energia Renovável