Acontece

“O técnico abre caminhos e traz novas escolhas. É uma ótima opção para quem quer investir no futuro”

Novos retratos da EPT

Estudante se vê representada através de professora, em um setor de pouca representatividade feminina

Nascida em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, Mirela Carla Laurentino é uma jovem que encontrou na Escola Estadual Manoel Salustino o ponto de partida para a realização de seus sonhos na área da mineração.  

Criada em uma família ligada à mineração, Mirela sempre questionou a ausência de mulheres nesse segmento. “Sempre vi os homens da minha família trabalhando nessa área e eu falava 'por que não tem mulher?'. Eu quero fazer a diferença”, afirma ela, determinada a quebrar barreiras e ampliar a representatividade feminina nesse setor. 

A decisão de cursar o técnico em mineração foi uma escolha de afirmação de identidade e propósito. A cada aula, Mirela se identifica mais com a área. “Estou me envolvendo cada vez mais e hoje reconheço a importância da mineração em tantos aspectos das nossas vidas. Tudo tem minério, até a maquiagem que eu passo no meu rosto”, observa, consciente da importância de compreender e valorizar essa indústria. 

Um dos pontos altos do curso, para a estudante, são as aulas práticas, onde Mirela e seus colegas têm a oportunidade de vivenciar de perto o que aprendem em sala de aula. “Nas aulas de campo, nós vemos com os próprios olhos o que a gente desenha no caderno. A gente vê na prática o que a gente estuda na teoria”, destaca ela, enfatizando como essas experiências enriquecem seu aprendizado e fortalecem sua paixão pela mineração. 

Outro ponto fundamental no curso técnico em mineração é a sustentabilidade, que tem sido tema central nos debates sobre indústria e sociedade. Pensar em práticas sustentáveis em todas as etapas do processo, da lavra do minério até o beneficiamento mineral, tem sido fundamental para assegurar um futuro ambientalmente responsável. Alinhado a essas expectativas, o curso prevê em seu currículo temas como impacto ambiental e social associados à mineração, com objetivo de desenvolver profissionais que olhem para soluções sustentáveis.  

Inspirada pelos passos da professora engenheira de minas, Mirela aspira a uma carreira profissional na área, almejando ingressar na universidade. “Desejo consolidar minha trajetória nesse campo de estudo. Tenho o objetivo de me tornar uma engenheira, assim como minha professora. Ela é uma verdadeira fonte de inspiração para mim”, afirma. 

A experiência próxima com a professora também traz a importância da representatividade de gênero na indústria da mineração. “Me sinto privilegiada porque nossa professora é uma mulher surpreendente. Dentro de sala, ela é ainda mais dinâmica, mais inteligente. Quem convive sabe o quão incrível ela é. Para mim, ela é um incentivo para continuar na área”. Mirela destaca a singularidade dessa presença feminina, reconhecendo que, como uma das únicas mulheres na área, sua professora se torna uma fonte inspiradora para os estudantes. Essa representatividade não apenas demonstra a capacidade das mulheres de prosperar em campos historicamente dominados por homens, mas também inspira outras a seguirem seus próprios caminhos na indústria da mineração. 

Além de abrir portas para a profissionalização, o curso técnico de mineração proporciona uma base educacional sólida, integrando disciplinas tradicionais como geografia, química e matemática com os desafios e oportunidades do setor minerador. “As matérias do curso se unem muito. A gente usa tudo no recorte da mineração, mas tudo se une, da geografia à matemática”, explica Mirela. 

Mirela ressalta que a Educação Profissional e Tecnológica oferece uma formação sólida e prática, preparando os estudantes não apenas para o mundo do trabalho, mas também para a vida acadêmica posterior, caso desejem seguir adiante em seus estudos. Segundo Mirela, essa abordagem equilibrada entre teoria e prática proporciona uma compreensão mais profunda dos temas estudados, preparando os alunos para enfrentarem os desafios do mundo real com confiança e habilidade. “O técnico abre caminhos, traz novas escolhas. É uma ótima opção para quem quer investir no futuro”, conclui a estudante. 

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em agosto de 2023)     

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT: 
“Ser um jovem aprendiz pode abrir portas e oferecer um caminho para um futuro promissor” 
“Nosso objetivo não é apenas transmitir conhecimento, mas também inspirar uma nova geração de profissionais” 
“O engajamento escolar vale a pena para que os jovens possam ter um futuro brilhante, seja na universidade ou no mundo do trabalho”