Isis Kochodisky avalia a transformação da vida de seus filhos
Isis Kochodisky, mãe dos gêmeos Eduardo e Emanuel, encontrou na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), aliada às atividades extras escolares, no CEEP Professor Francisco de Assis Pedrosa, em Mossoró, Rio Grande do Norte, a base para o crescimento pessoal e profissional de seus filhos.
Estudantes em tempo integral, estão matriculados nos cursos técnicos de meio ambiente e de nutrição e realizam diariamente diversas atividades escolares que os têm preparado para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, com conhecimento e habilidades adquiridas em sala de aula. “Estarem envolvidos em estudos, pesquisas e a prática de fato foi um incentivo para eles”, observa ela.
Isis destaca que, embora os jovens inicialmente achassem o ambiente escolar monótono, a transição para o ensino técnico, integrado ao médio, trouxe uma mudança significativa na visão deles sobre a escola. “Ver o crescimento deles (Eduardo e Emanuel), seguindo caminhos diferentes, foi uma experiência positiva”, reflete ela, sobre a mudança.
Isis também destaca a importância dos benefícios da participação de seus filhos em outras atividades oferecidas na escola, paralelamente às aulas dos cursos técnicos, como as práticas esportivas, culturais e de tecnologia. Para ela, são ofertas que permitem aos jovens encontrarem dentro do ambiente escolar uma plataforma para desenvolver seus talentos e interesses. “O esporte não apenas os mantêm longe de más influências, mas também promove disciplina e trabalho em equipe”, observa a mãe, que encoraja todos os jovens a buscarem maior engajamento escolar.
As contribuições dessa ampla vivência escolar foram fundamentais para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes. “O esforço de estudar o dia todo vale a pena para que eles possam ter um futuro brilhante, seja na universidade ou seguindo para o mundo do trabalho. Eles aprendem sobre responsabilidade, caráter e valores dentro da escola”, conclui.
Isis também destaca que seus filhos se tornaram mais sociáveis e confiantes desde que ingressaram no ensino integral, construindo amizades sólidas e participando ativamente da vida escolar. “Estar na escola o dia todo, não só os mantêm ocupados, mas também os envolve em atividades enriquecedoras”.
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em agosto de 2023)
Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“Finalizar o ensino médio com um curso técnico facilita a entrada no mundo do trabalho”
“A educação é o primeiro passo para alcançar os objetivos pessoais”
“Os docentes me aconselharam e me incentivaram, mesmo com os desafios pessoais, a não desistir dos meus objetivos educacionais”