Acontece

‘O curso técnico me mostrou novas possibilidades no trabalho desempenhado pelo secretário escolar’

EPT
Novos retratos da EPT
Educação Profissional e Tecnológica
Secretaria em Ação
IERB
Mundo do trabalho

Profissional buscou no ensino técnico a qualificação que faltava para o dia a dia em sua profissão

Sayd Santos recebeu o convite para ser secretária escolar da cidade de São Cristóvão, na Região Metropolitana de Aracaju, no estado de Sergipe, em 2020. Pouco tempo depois de iniciar o trabalho, viu uma publicação na internet sobre o curso técnico de Secretariado Escolar, oferecido pela rede pública estadual no Instituto de Educação Rui Barbosa - IERB, em Aracaju, e decidiu se inscrever. Foi aprovada e desde 2021 é aluna do curso.  

Para ela, o curso foi um divisor de água na sua trajetória profissional. “O curso técnico está sendo uma das minhas melhores experiências de vida. Eu tinha apenas a prática do dia a dia do trabalho. Quando comecei o curso, me deparei com a parte teórica, que é muito importante e que estou gostando bastante. Temos professores maravilhosos, e é muito bom”, conta.

Além do conhecimento teórico, Sayd enfatiza a importância da parte prática no ensino técnico. “A realização de projetos nos desafia a fazer coisas que vão além do que a gente imagina. Essa prática tem sido muito enriquecedora”, afirma.  

Um dos projetos que mais chamou a sua atenção foi o “Secretaria em Ação”, que fazia referência ao Dia do Secretário Escolar, comemorado em 30 de setembro. No projeto, ela aprendeu sobre gestão e realização de eventos. “Eu não sabia que na profissão do secretário escolar estava inclusa a possibilidade de fazer parte da realização de eventos escolares. A minha visão antes era que apenas a área pedagógica produzia um evento. Após o projeto, percebi que um secretário escolar também pode estar inserido e pode realizar um evento de forma bem-feita”, comenta.  

O curso técnico também ampliou a visão do trabalho desempenhado pelo secretário escolar para Sayd. “Os projetos práticos foram importantes para perceber que o secretário pode estar presente além do elo do atendimento - de pais e de alunos - e da parte administrativa. Ele pode estar mais próximo da gestão e da área pedagógica”, diz.

Além do trabalho como secretária escolar em São Cristóvão durante a manhã, Sayd é estagiária na secretaria do IERB no período da tarde, onde pode aplicar na prática o que aprende no curso técnico à noite. “Sou privilegiada por estudar e estagiar na mesma instituição. É muito boa essa interação. Eu aprendo na sala de aula e vejo o que está acontecendo na secretaria na prática”, explica.  

Sayd aconselha os jovens, que estão na dúvida em optar pelo ensino técnico, para ousarem: “O curso técnico ajuda o jovem a se inserir no mercado de trabalho. As disciplinas são boas se você souber direcionar para aquilo que você quer, assim, o curso técnico é uma ótima opção”.  

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em outubro de 2022)  

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho.
 

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:  

“Curso integrado permite adquirir conhecimentos a mais”
“Os idosos precisam ser incluídos na sociedade”  
“A formação técnica em química vai me ajudar a me destacar”  
“A agroecologia cuida do equilíbrio e desenvolvimento dos alimentos com foco na economia”  
“Tudo o que vivencio no meu trabalho hoje, aprendi no ensino técnico”  
“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona”  
“Foi no curso técnico que me descobri e me encontrei como profissional” 
“Desvendar o problema e entregar a solução é o verdadeiro processo de aprendizagem”
“Conhecimento transforma a vida e a realidade”