No encontro será apresentada pesquisa sobre as razões para os jovens não concluírem os estudos e quais as motivações para retornarem à escola, além do lançamento da ferramenta “Juventudes e Trabalho”, na plataforma Qedu, com dados sobre o tema
O Itaú Educação e Trabalho e a Fundação Roberto Marinho realizam, no dia 12 de março, o evento “Juventudes fora da escola”, que contará com apresentação de pesquisa inédita sobre o mesmo tema. O estudo, desenvolvido pelo Instituto Datafolha a pedido das organizações, ouviu 1,6 mil jovens, de 15 a 29 anos, e destaca as complexidades da vida dos jovens brasileiros que estão fora do sistema escolar. Serão apresentados dados do perfil dessa parcela da população que não concluiu os estudos, quais as principais razões para terem evadido da escola, motivações que os fariam voltar, entre outros dados.
Além da pesquisa, será lançada a ferramenta “Juventudes e Trabalho”, na plataforma QEdu, uma realização do IEDE em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e a Fundação Roberto Marinho, com dados exclusivos sobre juventudes e trabalho.
O evento acontecerá na Sala Itaú Cultural, em São Paulo, das 9h às 17h, e serão realizados painéis sobre os dados do estudo com debate a respeito do contexto e caminhos e sobre o QEdu Juventudes e Trabalho, que abordará a educação decente/equitativa e trabalho decente.
O encontro contará com a participação da superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue; a Gerente de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho, Rosalina Soares; Ronald Sorriso, Secretário Nacional de Juventude; Delmar Moreira Matias Júnior, Secretário Adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social do Maranhão; Yann Evanovick Leitão Furtado, Coordenador-Geral de Políticas Educacionais para a Juventude do Ministério da Educação; Ana Lúcia Alencastro, Coordenadora Geral de Articulação e Normas do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.