Acontece

Jornalistas de educação participam de oficina do Itaú Educação e Trabalho sobre dados de juventudes e trabalho

Juventudes
Educação
EPT
Mundo do trabalho

A ação ocorreu durante o 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

O Itaú Educação e Trabalho promoveu em 2 de setembro, durante o 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação (Jeduca), que aconteceu em São Paulo (SP), a oficina “O que os dados dizem sobre as juventudes e o trabalho no Brasil?”. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer dados e infográficos da plataforma QEdu Juventudes e Trabalho, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho e o IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), em parceria com o Itaú Educação e Trabalho.  A plataforma é fundamental para dar visibilidade ao retrato de educação e trabalho das juventudes e, a partir disso, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas intersetoriais para fortalecer esse campo. 

A plataforma, a partir da Pnad Contínua Educação/IBGE 2023, oferece dados de inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação, que permitem uma análise das juventudes em sua diversidade, considerando marcadores sociais de raça, gênero, renda, deficiências, acesso à educação e inclusão produtiva digna. 

Foram destacadas na oficina as três seções disponíveis no site:

  1. “Retrato das juventudes”, com um panorama das juventudes brasileiras, mostrando quantos são os jovens do Brasil, perfil por sexo, cor ou raça e nível educacional, como estão distribuídos por região e estados, quantos vivem abaixo da linha da pobreza, quantos estão fora da escola sem concluir a educação básica e os motivos da evasão escolar;
  2. “Situação de estudo e trabalho”, relacionada com o nível educacional, com um olhar para o perfil socioeconômico e suas desigualdades;
  3. “Mundo do Trabalho e escolaridade”, com o cenário dos jovens no mercado de trabalho com um olhar para os diferentes perfis brasileiros e suas discrepâncias.

Foram cerca de 20 participantes na oficina, entre comunicadores e especialistas em educação de todo o país. Após a apresentação dos dados, o grupo pôde acessar a plataforma e suas funcionalidades para realizar um exercício prático, que consistiu em sugerir pautas, com temas, dados e recortes de análises disponíveis no QEdu Juventudes e Trabalho. 

Para conhecer mais sobre a plataforma, acesse https://juventudesetrabalho.qedu.org.br/.