Professora fala sobre o impacto positivo da EPT na vida dos estudantes e da sociedade
A oportunidade de explorar diversos eixos tecnológicos, dar protagonismo e apoiar o desenvolvimento do estudante, com base em seu projeto de vida, são algumas das possibilidades valiosas que a professora Priscila Schoemberner, do Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, em Campo Grande (MS), vê na educação profissional integrada ao Ensino Médio. Para ela, essa estrutura de ensino tem como diferencial permitir que os estudantes escolham a área do conhecimento na qual desejam se aprofundar, sendo a educação profissional uma dessas opções. Essa liberdade de trilhar um percurso educativo que atravessa diferentes campos permite que o estudante se conheça melhor e desenvolva uma visão ampla e integradora.
Os eixos tecnológicos oferecidos pelo centro de educação estão alinhados com as expectativas atuais do mundo do trabalho e da região, oferecendo a oportunidade de profissionalização em áreas como administração e jogos digitais. Além disso, há um foco na área de meio ambiente e saúde, que atende ao perfil do Estado de Mato Grosso do Sul. A região é predominantemente agrária e turística, e necessita da formação de profissionais capacitados para uma interação harmoniosa com o meio ambiente. “Acredito no impacto positivo que nossos estudantes podem ter na sociedade, atuando como agentes multiplicadores da educação ambiental, na preservação da natureza e dos biomas do nosso estado (Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica)”, explica a professora. “No eixo de meio ambiente, nós oferecemos três cursos: agente de desenvolvimento socioambiental, agente de gestão de resíduos sólidos e hídricos e agente de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável”, diz.
O centro de ensino realiza um acompanhamento anual dos egressos para verificar suas trajetórias, se eles optaram por continuar os estudos por meio de uma graduação, se seguiram diretamente para o mundo do trabalho ou ambos. Essa análise permite ao centro avaliar a eficácia dos cursos e identificar áreas que possam necessitar de melhorias ou ajustes para melhor atender às demandas dos estudantes e do mundo do trabalho.
Sobre a valorização da qualificação profissional, Priscila afirma que muitos acreditam, erroneamente, que o curso técnico é inferior, mas oferece um diferencial significativo para os estudantes. “O estudante que está no 9º ano do fundamental e deseja cursar o ensino médio integrado ao técnico tem um diferencial”.
Além disso, o atual modelo permite que os estudantes transitem entre diferentes eixos tecnológicos ao longo do curso. Ela ressalta que nada impede o estudante de escolher outro eixo tecnológico ao longo do curso. Esse sistema resulta em turmas multisseriadas, com estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos juntos, o que, segundo a professora, traz mais envolvimento nas aulas e permite um maior desenvolvimento e maturidade.
A professora incentiva os estudantes a optarem pela educação profissional e tecnológica, destacando os benefícios de adquirir múltiplas qualificações e a vantagem competitiva que isso proporciona no mundo do trabalho. Ela encoraja os jovens a aproveitarem as oportunidades oferecidas pela modalidade de ensino para se tornarem profissionais capacitados e conscientes, capazes de contribuir positivamente para a sociedade.
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em agosto de 2022)
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