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‘Foi no curso técnico que me descobri e me encontrei como profissional’

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Para jovem técnica em sistemas de energias renováveis, a EPT é uma oportunidade de crescimento pessoal 

Passar por um curso técnico integrado ao ensino médio é importante não apenas para dar uma formação para um estudante poder entrar no mundo do trabalho, mas especialmente para permitir que jovens amadureçam, se formem e descubram seu lugar no mundo.

Essa é a leitura da técnica em sistemas de energias renováveis Livia Stefanny de Moura Felipe. Formada pela Escola Estadual Professor Walfredo Arantes Caldas, em Natal (RN), ela hoje faz curso superior em ciência e tecnologia e é bolsista no laboratório de automação e robótica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E é uma grande incentivadora dos cursos técnicos na formação dos jovens.  

“A experiência no curso técnico me auxiliou muito no meu crescimento. Vinha de frustrações acadêmicas e vi nele uma opção interessante. Foi no curso técnico que me descobri. Me encantei com a área e me encontrei como profissional”, conta, enquanto faz planos de continuar no processo de aprendizado.

“O curso foi importante para que eu entendesse em que área queria trabalhar. Me encantei pela área de tecnologia dentro da sala de aula do curso técnico. Trabalho hoje em dia com algumas coisas que comecei a ver no ensino médio”, explica.

Para Lívia, é muito importante para muitos alunos que querem entrar na graduação ter uma formação técnica, pois o curso técnico os prepara para lidar com os desafios da universidade. Mais do que isso, é uma formação que ajuda a superar preconceitos da sociedade e a aumentar a autoestima dos estudantes de escolas públicas.

“Quando a gente fala alunos de escolas estaduais, as pessoas acham que a gente nunca vai conseguir chegar no ensino superior. Quando se fala sobre Enem, é tenebroso para um aluno de estadual, pois estamos acostumados a ouvir da sociedade que não estamos tão bem-preparados quanto quem está em escola particular. O curso técnico é importante para entender que somos capazes de levar nossa formação adiante e nos aprofundarmos na área”, diz.  

Lívia acredita que todos os estudantes se beneficiariam da experiência com o curso técnico. “É um espaço de muita aprendizagem e muito crescimento pessoal. É uma oportunidade para as pessoas se conhecerem, conhecerem novas áreas e novas possibilidades. É um momento de descoberta”, defende.

Mesmo depois de ter terminado o curso e entrado na universidade, ela acredita que é preciso manter o espaço aberto para contato com a sociedade, e especialmente os mais jovens que ainda estão tentando se conhecer. “Temos que incentivar mais e entender que esse espaço da universidade pública é para todos, e que o estudante que sai de uma escola estadual tem tanta capacidade quanto quem sai de uma escola particular. Alunos de escola pública são capazes e podem fazer um curso superior. O curso técnico faz com que a gente se sinta bem-preparado e aumenta nossa autoestima.”  

Livia defende ainda que a formação superior deve se dar em instituições abertas e em contato com a sociedade. “Nosso trabalho de pesquisa na universidade tem que ultrapassar suas fronteiras. Não trabalhamos para ficar dentro do nosso território da universidade. Tudo o que fazemos esperamos que um dia virem produtos e melhorias para a sociedade”, diz.

Na visão dela, isso é importante especialmente para quem trabalha com tecnologia, a fim de levar informação para as pessoas e ajudar a incorporar avanços e superar preconceitos. “A tecnologia tem que ser vista como uma ferramenta. Nosso papel como profissionais da área é compartilhar a informação e desmistificar a ideia de que a tecnologia vai ser um vilão na vida das pessoas. Ela precisa ser vista como uma ferramenta de auxílio para melhorar a vida das pessoas”, argumenta.

A estudante avalia, ainda, que essa visão é especialmente fundamental na área de energias renováveis, que ainda é novidade para muita gente. “Ainda tem muita coisa a ser explorada e muito espaço para crescimento nessa área. O Brasil tem um enorme potencial nisso, e precisamos usar a tecnologia para ter um mundo mais sustentável.”

Estados interessados em oferecer o curso técnico de Sistemas de Energias Renováveis podem acessar o Observatório da EPT, onde está disponível gratuitamente tanto a ferramenta para construção desse curso de maneira personalizada quanto o material didático amplo sobre como implementar o projeto.    

O curso em Sistemas de Energia Renovável foi desenvolvido a partir de parceria entre o Itaú Educação e Trabalho, Auren Energia, Schneider Electric, Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e a Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)  

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho.  

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