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"Foi na escola que conheci o mundo da tecnologia"

Novos retratos da EPT

Para o desenvolvedor de aplicativos Vinicius da Silva, a formação técnica em informática abre oportunidades e oferece experiências para quem quer atuar em qualquer profissão 

Segundo Vinicius da Silva, até os 13 anos ele “não sabia nem ligar um computador”. Atualmente com 22 anos, ele se formou no curso técnico em Informática, integrado ao ensino médio, na escola Waldemir Barros da Silva, em Campo Grande (MS), e depois fez um curso superior em análise e desenvolvimento de sistemas. Atualmente trabalha como desenvolvedor de aplicativos para celulares.

“Foi na escola que conheci o mundo da tecnologia, onde tive meu primeiro contato com computador, onde aprendi a mexer com tudo e me apaixonei pela área”, contou. 

“Quando entrei na escola, realmente não tinha computador em casa, não sabia nem ligar um computador. Os professores aqui me instruíram desde o básico até a programação, o funcionamento de aplicativos e sites”, explicou. “Eles me incentivaram a estudar, buscar conhecimento, participar de eventos tecnológicos e tudo o mais. Estou hoje no mercado de trabalho graças a isso.”

Para ele, fazer o curso técnico junto com o ensino médio permite ampliar o leque de conhecimentos e experimentar novas áreas, o que é especialmente importante na juventude. “Na adolescência, a gente está se descobrindo e descobrindo o mundo, e é importante conhecer outras coisas além do comum. Eu me descobri, me apaixonei pela área e trabalho com isso, e sou grato aos professores”, disse. “Sempre indico a amigos e familiares que busquem esse tipo de formação.”

Isso já está acontecendo com sua irmã, que tem apenas nove anos e que já recebe incentivos de Vinícius para aprender mais sobre tecnologia. Enquanto ele nem sabia ligar o computador, ela já está aprendendo a desenvolver códigos. 

“Ela me vê trabalhando e se interessa, faz perguntas. Eu explico tudo para ela e a incentivo a entrar na área, explico para ela e a desafio a desenvolver sites. A gente fez isso juntos e ela fez seu primeiro código de computador antes de fazer dez anos de idade”, contou. 

A formação em tecnologia e informática tem grande potencial por ser uma área em que há escassez de mão de obra e faltam pessoas qualificadas. “Faltam profissionais, então é importante incentivar para suprir a demanda no futuro”, disse.  

O caso dele é até mesmo um exemplo de que as oportunidades na área de tecnologia não precisam estar na mesma cidade em que os jovens profissionais moram e estudam. Depois de trabalhar para uma empresa de Campo Grande por quatro anos, Vinícius atualmente trabalha de sua casa, com home office, para uma empresa de Santa Catarina. 

Esse conhecimento adquirido no curso técnico, ele argumenta, é também um grande diferencial e pode servir para todas as pessoas, independente da área em que pretendem trabalhar. “Não sei se vai ser a área que minha irmã vai escolher para a vida, mas creio que é uma experiência importante para ela, saber que pode trabalhar nessa área, conhecer a área e poder escolher.”

Entrar na tecnologia desde cedo é importante não apenas para ter novas experiências, mas para desenvolver familiaridade com ferramentas que podem ser úteis em todas as outras profissões. “Mesmo em medicina, direito, e até na área rural a tecnologia é importante. Esse conhecimento tem utilidade para o resto da vida. É uma experiência fundamental para os jovens.”

De fato, a tecnologia é parte fundamental da chamada economia digital, uma das cinco economias emergentes que apresentam o maior potencial de crescimento nos próximos anos, segundo o estudo “O Futuro do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”, realizado pelo Instituto Cíclica em parceria com o Instituto Veredas com apoio de Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymax, Fundação Telefônica Vivo e GOYN SP.  

A economia digital envolve o uso da tecnologia, tanto de máquinas, softwares, aplicativos, dispositivos móveis, sistemas de gerenciamento em nuvem e criptografia, com impactos tanto para os novos setores econômicos quanto para os mercados tradicionais. Ela foca em carreiras em três conjuntos principais: engenharia eletrônica; processamento de dados e inteligência artificial; e carreiras de programação e cibersegurança.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022) 

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho.  

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