Acontece

“Eu também sei produzir, eu também tenho força e se eu precisar de ajuda, eu posso contar com as outras meninas”

Novos retratos da EPT
EPT
Sororidade
Educação Profissional e Tecnológica
Marcenaria

Ana Carolina Soine compartilha sua jornada no curso técnico em móveis, destacando a importância da experiência, formação e superação 

Ana Carolina Soine, aluna do terceiro ano do curso técnico em móveis, na Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, no Rio Grande do Sul, viu na marcenaria mais do que uma carreira técnica. Ela testemunhou a transformação do cotidiano por meio da habilidade de seu irmão, que já trilhava esse caminho. Fascinada em ver a materialização de móveis no ambiente familiar, Ana Carolina escolheu seguir os passos do irmão e fez dessa paixão o cerne de sua formação técnica. “Ver os móveis desenvolvidos pelo meu irmão e prontos em casa, a paixão que ele tinha em vir todo dia na marcenaria e tornar real os desenhos acabou me despertando interesse em trilhar os mesmos passos”, explica Ana Carolina.

O curso técnico em móveis não se resume a disciplinas teóricas, mas proporciona também uma experiência educacional imersiva. Teoria e prática convergem para compor uma formação completa, capacitando os estudantes para os desafios dinâmicos do mundo do trabalho. E o papel dos professores se torna crucial nessa jornada educacional, já que eles não apenas transmitem conhecimento, mas também orientam e apoiam. “Os professores sempre estão com a gente, nos apoiando. Sempre nos acalmam quando necessário e, por isso, confiamos neles. Isso é muito bom, ter um ombro amigo sem ser nossos pais para nos aconselhar e acolher”, comenta Ana Carolina.

Além do suporte aos jovens e das orientações técnicas, o corpo estudantil é incentivado a desenvolver uma mentalidade empreendedora. A matéria de empreendedorismo ensina como abrir um negócio, destacando a importância de pensar nos detalhes, desde a contratação do primeiro funcionário até o pagamento das contas. "Acredito que esse é um dos maiores aprendizados que temos aqui", reforça a estudante.  

Outro ponto que Ana Carolina destaca em sua experiência na Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato é a busca da equidade de gênero. As estudantes matriculadas no curso técnico de móveis são encorajadas a acreditarem em seu potencial, reconhecendo as habilidades e as capacidades que possuem. Mesmo enfrentando desafios e estereótipos de gênero na área, elas aprendem a se empoderar, a serem independentes e a reconhecerem as vitórias umas das outras. "É um desafio ter que provar que você é tão boa quanto os meninos. Eu também sei produzir, eu também tenho força e se eu precisar de ajuda, eu posso contar com as outras meninas. É uma coisa que a gente fala aqui na marcenaria, não depender só dos meninos para nos ajudar. Nós mesmas fazemos por conta própria, nos orgulhando dos nossos passos. Se uma amiga minha faz uma coisa aqui, eu me encho de orgulho por ela. Saber que eu posso ajudar e fazer como ela, não tem palavras para descrever", explica a estudante sobre a relação de apoio e sororidade construída dentro do curso.

Ao compartilhar sua experiência, Ana Carolina envia uma mensagem encorajadora para os futuros alunos, incentivando-os a abraçar não apenas os desafios, mas também as recompensas do curso técnico. “Eu recomendo o técnico, porque você se forma com uma profissão no currículo, com um mérito que já é seu. Além disso, você já vai ter uma experiência de trabalho. No técnico a gente não faz só móveis, a gente aprende a se portar como se estivéssemos em uma empresa. É um ensino difícil, mas depois que os problemas passarem, você vai ver o quão longe você pode chegar e perceber que valeu a pena”

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em maio de 2023) 

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT: 
“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona” 
“Foi no curso técnico que me descobri e me encontrei como profissional”
"Desvendar o problema e entregar a solução é o verdadeiro processo de aprendizagem"
“Conhecimento transforma a vida e a realidade”
“Diferencial da formação, em educação profissional, está na prática”