Marcelo Alex transformou a vida de seu filho com um desafio que o levou ao curso técnico de mineração
No Dia da Família, comemorado nesta semana, em 15 de maio, celebramos não apenas os laços afetivos, mas também a importância de orientar e incentivar os entes queridos na busca por um futuro promissor. Marcelo Alex da Silva, um pai dedicado e que atua como cabeleireiro em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, incentivou seu filho Caleb Melo da Silva a explorar novas oportunidades e ingressar em um curso técnico na Escola Estadual Manoel Salustino.
Marcelo ficou sabendo do curso técnico de mineração através do professor responsável, que visitou seu salão de cabelereiro, e durante a conversa, de forma casual, contou detalhes do curso e as oportunidades oferecidas aos estudantes. Intrigado pela proposta, Marcelo decidiu convidar sua família para conhecer a Escola Estadual Manoel Salustino. Ao visitarem a instituição, ficaram encantados com o que viram: a filosofia do curso, que combinava teoria e prática de forma equilibrada; as oportunidades de estágio e parcerias com empresas locais; e a estrutura do colégio, que oferecia um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Essa experiência só reforçou a convicção de Marcelo de que o curso técnico de mineração seria uma excelente oportunidade para seu filho Caleb e um verdadeiro divisor de águas para Marcelo e sua família.
Após ingressar no curso e ao conhecer a teoria e desenvolver habilidades práticas, Caleb conquistou confiança para seguir na carreira, já que a região em que mora é rica em minérios e oferece oportunidades importantes na área para quem tem conhecimento. A Escola Estadual Manoel Salustino também oferece estágio e parcerias com empresas locais. “Tenho percebido que o estágio e a parceria com empresas é uma porta aberta para o jovem. É a oportunidade que ele precisa para crescer, pois ele desenvolve na prática o aprendizado e a teoria da sala de aula”, comenta Marcelo.
Além disso, a escola promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes por meio de atividades extracurriculares, projetos de pesquisa e eventos culturais, que estimulam a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico. Essa abordagem holística da educação contribui para formar cidadãos bem-preparados para enfrentar os desafios do século XXI. “Nós encontramos professores responsáveis, capacitados e envolvidos que acolheram meu filho”, diz. Essa atmosfera de apoio e comprometimento tem sido fundamental para o sucesso e bem-estar de Caleb na sua jornada educacional.
Marcelo não apenas apoiou a decisão de Caleb de ingressar no curso técnico, mas também acompanhou e deu suporte emocional constante ao filho. “Ele está mais maduro, mais focado. Está realmente se envolvendo com o curso e isso é muito gratificante de ver como pai. Ele já tem uma base técnica para explicar coisas que eu nem imaginava”, explica.
Marcelo também tem grandes expectativas para sua filha mais nova, enxergando na Educação Profissional e Tecnológica um caminho seguro e promissor, seguindo os passos do irmão mais velho. “O curso técnico oferece uma base sólida para o futuro dela, e estou confiante de que ela seguirá o exemplo do irmão”, diz.
Enquanto Caleb se prepara para seu próximo passo, o sonho de entrar em uma faculdade de geologia, Marcelo convoca outros pais e estudantes a explorarem as oportunidades educacionais disponíveis na Educação Profissional e Tecnológica. “Esse é o conselho que eu dou, conheçam a EPT e suas oportunidades, o quão maravilhosa essa modalidade de ensino pode ser”.
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em agosto de 2023)
Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“O técnico abre caminhos e traz novas escolhas. É uma ótima opção para quem quer investir no futuro”
“Ser um jovem aprendiz pode abrir portas e oferecer um caminho para um futuro promissor”
“Nosso objetivo não é apenas transmitir conhecimento, mas também inspirar uma nova geração de profissionais”