Acontece

Conheça as diferenças entre o ensino técnico e o tecnológico

Institucional

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abre caminhos e possibilidades de atuação em diversas áreas profissionais, com cursos disponíveis para os níveis médio e superior

É comum as pessoas confundirem o ensino tecnológico e o ensino técnico, devido a seus nomes parecidos, mas são modalidades de educação diferentes. Ambas se enquadram na definição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visando uma formação integral e a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho.

O ensino tecnológico também é conhecido pela oferta de cursos superiores em tecnologia e equivale ao ensino superior.  Ele forma estudantes para atenderem as demandas do mundo do trabalho mais rapidamente, com cursos de duração entre dois e três anos. Caso desejado, o aluno pode seguir com uma pós-graduação após a conclusão da formação como tecnólogo.

Já o ensino técnico não é classificado como ensino superior. No Brasil, apenas estudantes com ensino fundamental completo ingressam no técnico, o qual pode ser feito integrado ao Ensino Médio ou após sua finalização, unindo a formação geral com a profissional. Essa modalidade oferece habilidades técnicas e socioemocionais, direcionadas para os conhecimentos teóricos e práticos de uma determinada profissão. As duas modalidades, entretanto, são essenciais para o preparo para o mundo do trabalho e a preferência e escolha se define a partir do perfil do estudante e da sua área de conhecimento.