Acontece

Cinco dicas para melhorar a oferta de cursos técnicos

Capacitação

Investimentos em atualizações para acompanhar as mudanças na sociedade são importantes nos currículos

Em um mundo em constante mudança graças a inovações tecnológicas cada vez mais velozes, o mundo do trabalho demanda que profissionais estejam atualizados e capacitados para usar novas ferramentas. A Educação Profissional e Tecnológica, que possui um papel importante para a inclusão produtiva das juventudes, deve se apropriar e se adaptar às transformações frequentes para poder qualificar profissionais da melhor forma possível e permitir que eles possam obter conhecimento de tendências do mundo. 

Para isso, as redes de ensino podem e devem implementar algumas dicas: atualizar periodicamente os currículos alinhados com as mudanças no mundo do trabalho, adequando a formação para a realidade a que os estudantes serão inseridos. 

Usar a tecnologia a favor dos estudantes e da escola, inovando nas práticas pedagógicas em sala de aula. Simuladores e laboratórios virtuais são algumas das ferramentas atuais que podem promover uma educação adaptada ao momento presente. 

Mantendo em mente a integração ao mundo do trabalho que aguarda esses jovens, é preciso dar a possibilidade de adaptação na prática dos conteúdos aprendidos. Parcerias com o setor produtivo são importantes para integrar essa rede ao universo do trabalho. 

Profissionais que já estão formados e trabalhando também precisam de oportunidades de aprimoramento de conhecimento e habilidades, para que estejam aptos às demandas crescentes dos empregos e inovações tecnológicas do mundo. Expandir a oferta de cursos ajuda na requalificação dessas pessoas, atualizando suas competências nas áreas emergentes de sua escolha. 

E por último, a formação continuada é de extrema relevância também para os professores responsáveis pelo aprendizado sendo ofertado. Logo, investir na formação dos docentes também faz com que os cursos técnicos sejam mais atrativos, relevantes e capazes de acompanhar as demandas e necessidades do mundo do trabalho. 

Encontre essas e outras dicas no Observatório da EPT.