Projetos extracurriculares ajudam estudantes a desenvolverem autonomia e responsabilidade
Matheus Rian Nascimento Soares é formado no curso técnico de administração pelo Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP), em Natal (RN). Atualmente, Matheus trabalha como auxiliar financeiro na empresa Bio Croqui. Já no CENEP, adquiriu conhecimentos técnicos e desenvolveu habilidades em projetos extracurriculares que o prepararam para ingressar no mundo do trabalho.
Desde cedo, Matheus foi atraído pelo ambiente do CENEP. Em 2018, durante uma visita escolar, ele conheceu as instalações do Centro e, no ano seguinte, decidiu se matricular na instituição. “Eu já conhecia a instituição e alguns professores, então quando vi que tinha vaga para o CENEP senti que deveria ir para lá.”, relembra Matheus.
Devido à pandemia da Covid-19, em 2020, a continuidade das aulas foi desafiadora para o jovem No entanto, Matheus destaca o suporte constante da instituição. “O CENEP sempre nos deu uma segurança. Nunca me senti perdido nos estudos, porque além dos professores serem capacitados e atenciosos, a gestão sempre trabalhou essa relação de interpessoalidade com os estudantes”, conta.
Um marco significativo na trajetória de Matheus foi a participação no Departamento de Comunicação do CENEP, projeto que possibilita que estudantes atuem como repórteres, entrevistando outros estudantes, professores e funcionários em geral, sobre a rotina e notícias que importam para a escola. Inicialmente era uma brincadeira de estudantes que pretendiam ser jornalistas, mas o projeto ganhou seriedade em 2022, quando Matheus assumiu a coordenação. “Eu me formei em administração, mas eu tenho um gosto muito grande pela área da comunicação. Os projetos extracurriculares fazem o estudante se sentir à vontade e motivado em estar lá”, explica.
A experiência de estágio também foi crucial para Matheus. Em 2022, ele foi selecionado para estagiar no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, onde trabalhou no projeto de digitalização processual e, posteriormente, no setor de Recursos Humanos. “Foi uma experiência completamente diferente, trabalhar com servidores públicos, colocando em prática o que estava aprendendo no curso, nas disciplinas de gestão de pessoas. Eu saía da escola e via na prática o que havia visto em sala de aula no mesmo dia”, diz.
No CENEP, a liberdade e autonomia concedidas aos estudantes para assumirem papéis de liderança se tornam fundamentais na formação dos jovens. “Quando a escola dá essa liberdade para o jovem, de ele ser e ter atribuições de líder, ele começa a construir uma responsabilidade”, observa Matheus. Segundo ele, esse ambiente permite que os estudantes se sintam parte integrante da instituição, promovendo um espaço de aprendizado e crescimento pessoal. Projetos como o Departamento de Comunicação do CENEP exemplificam essa abordagem, onde os estudantes podem coordenar e executar atividades, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro. “Eu acho que sou a prova viva da importância de ter projetos extracurriculares na escola”, afirma. Matheus explica que a gestão da escola e os professores estão sempre atentos às necessidades e potencialidades dos estudantes, criando um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento de lideranças juvenis.
Para o futuro, Matheus planeja cursar Jornalismo, utilizando as habilidades adquiridas no curso técnico de administração para se destacar na nova área. “Eu tenho o grande sonho de ser jornalista e trabalhar na área da comunicação em si. O jornalismo é lidar com pessoas e administração também é isso”, afirma Matheus, ressaltando a interseção entre as duas áreas. Seu objetivo é integrar esses conhecimentos para se tornar um profissional versátil e bem-preparado no campo da comunicação social.
Atualmente, Matheus trabalha como auxiliar financeiro na Bio Croqui, uma oportunidade que surgiu através da indicação da coordenadora de estágio do CENEP. No seu dia a dia na empresa, Matheus aplica os conhecimentos adquiridos durante o curso técnico de administração, especialmente em áreas como matemática financeira. “Eu lembro das coisas que aprendi no curso, e isso me fez ter um olhar diferente para as coisas que aprendi. Porque ali eu estava como estudante, hoje eu estou como profissional da área”, comenta, refletindo sobre como os ensinamentos do curso se conectam com suas atividades profissionais.
Matheus recomenda que estudantes do 9º ano considerem ingressar em uma escola técnica, destacando os benefícios significativos dessa escolha. “Eu recomendo a escola técnica porque você já vai sair com outro olhar para o mundo. A Educação Profissional e Tecnológica é libertadora e essencial”, afirma.
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em agosto de 2023)
Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“EPT aprimora o setor cafeeiro com uma abordagem sustentável e inovadora”
“Curso técnico permitiu que eu falasse com propriedade daquilo que eu vivia”
“É importante perceber o outro na sua singularidade e abraçar as diversidades”